Jocelino Ferreira da Silva (MDB), presidente da Câmara Municipal de Araputanga. (Foto: Arquivo Popular Online).
O presidente da Câmara Municipal de Araputanga (a 345km de Cuiabá), Jocelino Ferreira da Silva (MDB), respondeu por escrito a solicitação de informações requerida pela redação do Popular Online sobre a contratação ou filiação do Poder Legislativo junto à União das Câmaras Municipais do Estado de Mato Grosso (UCMMAT). Foi questionado sobre a importância do contrato, principalmente, em momento de pandemia e os benefícios da contratação para a população de Araputanga.
Jocelino da Silva, havia sido questionado sobre a contratação em matéria veiculada no dia 20 de maio, visivelmente nervoso, o presidente havia dito que o contrato firmado com a UCMMAT é para auxílio de ações do parlamentar. Sobre a necessidade de filiação em momento de pandemia em que todos defendem economia, Jocelino não respondeu e solicitou o encaminhamento de ofício para o Legislativo.
Leia também:
Câmara Municipal aumenta para quase R$ 346 mil contrato firmado com construtora
Apesar de defender ações de economia para o município, inclusive favorável à projeto de redução de subsídios (salário) para a próxima legislatura, o vereador que preside o Legislativo Municipal contratou a União das Câmaras Municipais do Estado de Mato Grosso (UCMMAT) pelo o valor de R$ 3.2 mil, com contrato vigente entre 06 de maio a 31 de dezembro de 2020.
Em resposta ao ofício, o presidente da Câmara Municipal de Araputanga informou que a UCMMAT representa os interesses de seus filiados, participando ativamente, tanto a nível estadual como federal, de campanhas, reuniões, congressos, seminários, simpósios, além de promover intercâmbio de experiências legislativas, propiciando capacitação dos agentes públicos municipais.
Segundo Jocelino da Silva, a contratada também luta em defesa dos interesses do Poder Legislativo municipal, cooperando com planejamento, execução, implantação e desenvolvimento de atividades institucionais. Destacou ainda que orientado pela entidade contratada o vereador estará preparado para servir a população.
O presidente não esclareceu como os vereadores irão participar de campanhas, reuniões, congressos, seminários, simpósios e intercâmbio de experiências legislativas, nesse momento de pandemia, uma vez que o contrato e o mandato dos atuais legisladores se encerra em dezembro deste ano.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.